Nasceu em Ipameri, Estado de Goiás, na Região Centro Oeste do Brasil.

Desde cedo se dedicou a arte de pintar. Autodidata, passou por várias fases; fez de tudo; casarios, natureza morta, rostos, figuras humanas. Mas em 1982, aconteceu o grande encontro com as araras na Chapada dos Guimarães em Cuiabá. Ficou encantada com as aves do Pantanal e apaixona-se pelas araras. Desde então, inicia o seu estudo e trabalho de pesquisa sobre esta ave que ora está ameaçada de extinção.

Visita vários parques ecológicos: Iguaçu em Foz do Iguaçu (Paraná), Serra de Carajás no Pará, Amazônia, Parque ecológico de Goiânia, Fazenda São Domingos e Parque das Primaveras em Caldas Novas, Goiás.

Começa uma nova fase retratando as araras desde seu nascimento, habitat, namoro, acasalamento, movimentos e vôos.

Passou horas nos parques observando os movimentos e vôos das araras.

Dada a sua paixão por essas aves, passou a ser conhecida no meio artístico como Graça das Araras, tema de sua exposição, em 1977, na Inglaterra, patrocinada pelo Ministério da Cultura.

Tem o seu atelier em Goiânia, onde mora.

Em seus trabalhos artísticos usa a técnica mista, tintas acrílicas e a óleo, palhas, folhagens, pedras de Pirenópolis, telas, cordas.

Graças se diz apaixonada pelas araras, seu colorido forte combina com a sua personalidade. Ela própria é como as araras; leal, solidária, amiga e fiel.


Alma Poética - Contador