AMAZONAS VISÃO EM ARUANÃ
(Matéria publicada no Jornal O Popular, em 14/10/2007)

Mais de mil moradores ribeirinhos de Aruanã receberam atendimento médico e educacional.

Levar à população ribeirinha atendimento médico e educação ambiental. Foi com essa proposta que a organização não-governamental (ONG) Amazonas Visão atendeu, da manhã de sexta-feira ao meio-dia de ontem, mais de mil moradores do município de Aruanã, às margens do Rio Araguaia, a 324 quilômetros de Goiânia, em um trabalho voluntário multidisciplinar. Idealizador do projeto, o médico oftalmologista goiano Luiz Sérgio Pacheco dos Santos avaliou como positiva a iniciativa, que acaba de estrear, na prática, após cinco anos de estudos, levantamentos e adesão de profissionais.

Temos cadastradas 40 comunidades, divididas entre cidades, povoados e pequenos lugarejos, com uma população ribeirinha de mais ou menos 2 milhões de habitantes. Nossa idéia é construir um barco para realizar o atendimento de forma itinerante, ao longo de todo o ano. O projeto já foi entregue ao governo federal. Estamos aguardando o retorno para começarmos o trabalho, a partir da construção da embarcação, informa o médico. Segundo ele, o projeto do barco inclui duas salas de cirurgia com capacidade para a realização de mil cirurgias ao mês quatro consultórios de oftalmologia, dois de odontologia e dois de otorrinolaringologia, além de um laboratório de pesquisa da biodiversidade e outro de doenças tropicais. Também faz parte da proposta a instalação de equipamentos que permitam a produção para doação de óculos.

Às margens do Rio Araguaia, quando o projeto sair do papel, a ONG Amazonas Visão pretende navegar pelo menos 700 quilômetros, de Aruanã a Conceição do Araguaia, levando saúde a mais de 100 mil habitantes. Essa ação que desenvolvemos neste final de semana é apenas o primeiro passo, por enquanto em terra firme, para dar um impulso ao nosso projeto, explica Luiz Sérgio Pacheco dos Santos. É um sonho possível, viável, com cada um fazendo a sua parte: nós, profissionais da área, e o poder público, com o objetivo de levar qualidade de vida a essa população tão carente e sem acesso a serviços essenciais, acrescenta.

Colaboradores

O trabalho voluntário dos profissionais de Saúde, em Aruanã, foi realizado, durante os dois dias, no Colégio Estadual Dom Cândido Penso. Além de Luiz Sérgio, participaram também das ações o oftalmologista Acioli Sales Cavalcante, o urologista Waldemar Antônio Passara, os ginecologistas Diolindo Ferreira Neto e Marcelo Fernando Ranulfo, os cardiologistas Agnaldo Caiado Parrode e Eduardo Luiz Gomes, o anestesista Antônio Alexandre Vilela, o pneumologista Pedro Ricardo Umbelino, e o cirurgião-geral João Divino Machado. Fizeram parte também do grupo a enfermeira Sofia Madeira Campos Afonso, o médico Ademar Inácio de Almeida, responsável pelos serviços de ultra-som, a bioquímica Isabel Cristina Medeiros Teixeira, que comandou o laboratório de análises clínicas, e o tecnólogo em Meio Ambiente Eudes Pacheco de Santa Júnior.

A Amazonas Visão contou, na ação em Aruanã, com o apoio de patrocinadores. Só temos a agradecer a todos os profissionais e empresas, sem os quais não seria possível realizar um trabalho tão importante, arremata o coordenador Luiz Sérgio Pacheco dos Santos.


Patrícia Drummond
Jornalista


Alma Poética - Contador