Banho de Chuva

Gotas que caem... inundando meu rosto, fazendo deslizar pelo corpo o gosto delícia de moleque na chuva.
Nunca pude resistir ao namoro delirante das enxurradas... seu eco permanente... de extrema felicidade me entrego à fantasia do corre-corre da corredeira d’água ligeira entre o meio-fio da calçada e a ondulação presente da rua.
Eu, molhado como num torpor mágico a esperar pelos barquinhos de papel que quando criança quantas vezes deixei rolar ao balançar galopante do destino... acreditando que algum deles daria a tão sonhada volta pelo mundo... e pudesse um dia retornar... ser eternamente criança...nas ruas de minha eterna IPAMERI.
Eis que ouço o grito do ambulante apressado e feliz pela chuva já que anunciava guarda-chuvas a preço de banana!
Sigo caminhante como se aquilo tudo fosse uma notória sinfonia... deslizante entre gotas de chuva e o fulgor de cidadezinha.
Sitiado em emoção com meninas de roupas quase sem roupas... coladas, encharcadas e arrepiadas pelo abraço constante do vento e dos raios brilhantes, gélidos de gotas d’água do chuviscar que caem sob forma de amenas gotinhas, que ao encontrar o chão parece balançar o fluxo das poças como notas em tímidos musicais... que se misturam a efusiva algazarra das alegres gurias.
Vejo pássaros que insurgem em vôos constantes de um lado ao outro a capturar aleluias esvoaçantes saciando a fome... chocando docemente com gotas insistentes que teimam em cair de nuvens suspensas no ar... como gotas de chuva.

Rubiño, 1998




Rubens Vaz, cujo apelido é Guella e codinome Rubiño, nasceu em Chapada de Minas, Minas Gerais, em 1959 e residiu com seus pais em Ipameri de 1960 a 1983, quando mudou-se para Goiânia em busca do mercado de trabalho.

Rubens iniciou seus estudos na Escolinha da Dona Filhinha, depois foi para o Colégio Henrique Balsani e para o Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini, todos em Ipameri.

Em seguida cursou a ESEFEGO - Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás, em Goiânia, exercendo desde então a profissão de professor de educação física escolar de ensino fundamental, médio e superior.

Rubiño reside atualmente em Goiânia, casado com sua musa inspiradora, Débora Campos, com quem tem dois lindos filhos, André e Isabela.

Alma Poética - Contador