Ipameri dos Jornalistas

Não me perguntem o por que (não saberia explicar), mas a verdade é que Ipameri é uma usina de produção de jornalistas. A pequena e brejeira cidade, que só tem um jornal de circulação irregular, é mãe de várias gerações de jornalistas da maior competência.

Morgado, Vânia Cistina, Juliana, Nélia e (sem falsa modéstia) eu própria, somos exemplos dessa curiosidade. E, mais curioso ainda: muitos de seus filhos (que não são jornalistas de formação) o são por direito, por competência e por vocação. Alguns exemplos: Beth Costa, Lupércio Mundim e Marcos Quinam, ipamerinos de verdade ou de coração que escrevem com talento, correção e propriedade.

Parece que o território contido entre o Corumbá e o Veríssimo (ou entre o Corumbá e o rio do Braço) instiga seus filhos a questionar, a ter sede de aprender e vontade de repassar o que aprenderam. Três princípios básicos do jornalismo.

Sou orgulhosa da minha origem. Segui a profissão com a garra e determinação de meus conterrâneos. Inspirando-me no jeito simples, sincero e verdadeiro dessa gente tão amável da qual o maior exemplo, para mim, foi meu avô: Tico, ou Claudemiro Bernardino da Costa.

Não sabia que Ipameri tinha gerado tantos jornalistas. Afinal, apesar de ser ipamerina e de ter passado todas as minhas férias da infância na adorável cidade, sempre morei fora. Só fui perceber esta curiosidade quando comecei a exercer a profissão e fui me deparando com conterrâneos na Veja, no Estado de São Paulo, no Globo, na Radiobrás. Cada vez que descobria um(a) ipamerino(a), companheiro de luta, me alegrava e me surpreendia: você também é de lá?

Agora, lanço um desafio aos colegas jornalistas nascidos em Ipameri: não acham que nossa cidade merece que façamos um jornal da melhor qualidade? Vamos nos unir e encarar esse desafio? Eu topo.

Marizete Mundim




          Marizete Mundim é jornalista ipamerina radicada em Brasília, onde exerce sua profissão com grande talento e sensibilidade há mais de trinta anos. Sua reputação é conhecida desde os tempos da ditadura militar, quando precisava driblar a censura para publicar a verdade.

Nota: Marizete é a irmã mais nova de Lupércio Mundim, autor deste site.

Alma Poética - Contador