A Reciclagem Criativa e o Meio Ambiente



            Tendo como um de seus objetivos, a Associação Pernambuca-na de Inventores – API  busca resgatar o conceito do termo "inventor”, que tem sido aplicado, indevidamente  e  de  forma  pejorativa, desqualificando o significado mais  verdadeiro  daquele  que  usa  da criatividade para solucionar problemas  e facilitar a vida  da humanidade. O conceito API de invenção também contempla, entre outras atividades, a geração de novas idéias e a solução criativa de proble-mas, principalmente aquelas voltadas para a melhoria  da qualidade de vida. E nesse contexto, a  API tem o importante papel de incentivar e promover o desenvolvimento  e a aplicação do potencial criativo das pessoas, mostrando a simplicidade  e a aplicabilidade de "pequenas grandes idéias”.

Dentro dessa realidade, um dos temas de maior importância  é a reciclagem de materiais descartados.  O maior  problema  encontra-se na forma de sua coleta e na sua destinação final.  Para  se  ter  uma coleta seletiva e eficiente  seria necessário  um  grande  esforço  no sentido  de  conscientização  da  sociedade para  a  preservação  do meio ambiente e uma rede integrada de coleta  e destinação desses materiais. Hoje, o mercado de materiais recicláveis é alimentado por um grande número de pessoas que se expõem a  condições  de trabalho bastante  insalubres,  até  mesmo  sub-humanas,  catando  os materiais nas ruas e nos lixões, como única fonte de renda.

Existe, hoje, algumas iniciativas isoladas  e bem sucedidas  de coleta seletiva  de materiais  recicláveis,  apresentando  um  programa  de educação ambiental e valorização dos materiais descartados, com a geração de trabalho e renda dignos para comunidades  menos privilegiadas.

Em seus projetos ligados à reciclagem de materiais, a API tem abordado os seguintes temas:

- Educação voltada para o conceito  de  “Reciclagem  de  Materiais”,    abordando o sistema de coleta seletiva de lixo.

- Desenvolvimento do processo  de  “Criatividade Aplicada”,  estimulando o aproveitamento dos materiais recicláveis de forma criativa.

- Profissionalização voltada para o  “Desenvolvimento Sustentável”.

- Participação  da  iniciativa  privada  em  programas  de  “Cidadania Empresarial”, patrocinando e/ou participando de projetos.

- Conscientização da sociedade  sobre a  “Preservação do Meio Ambiente”, abordando os principais  problemas  mundiais,  suas  conseqüências e as medidas preventivas adotadas.

Dentre os vários projetos apoiados pela API, e pela sua importância dentro de uma política de preservação ambiental,  o  "Projeto Barco de Garrafas"  tem se destacado por  ser  inovador  e  gerar  um  impacto direto nas áreas de educação, saúde pública, limpeza urbana, turismo, lazer e, principalmente, com a geração de  trabalho  e  renda.

A  form a inicial  encontrada  para  apresentar  o  projeto,  buscando principalmente minimizar  o grande  preconceito  da  sociedade  com relação a produtos reciclados  (considerados artesanato, subprodutos de baixa qualidade, etc.), foi o  lançamento  do  projeto  "Oficina de Reciclagem - Barco de Garrafas",  apresentado como um projeto de educação ambiental e capacitação profissionalizante,  com  grande impacto social, à medida em que poderia, também, contribuir para o resgate de crianças e adolescentes em situação de risco social, através de uma atividade profissionalizante (fabricação de barcos e elementos flutuantes), atividades esportivas (regatas e passeios) e geração de trabalho e renda (pesca,  aluguel  e  venda  de  barcos). Esta oficina foi realizada pela primeira vez no  Espaço Ciência, atendendo a uma comunidade  de pescadores,  dentro  da  programação oficial do Governo  do  Estado  de Pernambuco  para  a  Semana  do Meio Ambiente - 2001, sendo também apresentado no  “I Seminário Internacional de Tecnologias para Resíduos Sólidos e Saneamento” (SECTMA / SEBRAE- PE –  Semana  do  Meio  Ambiente  2002). Nos próximos meses o projeto será realizado no  município  de  Itapissuma, região pesqueira no litoral norte de Pernambuco.

A realização dessas oficinas conta com o apoio de entidades  como o Sebrae, prefeituras municipais  e  outras  empresas,  dentro  de  um programa de responsabilidade social e cidadania empresarial.

Uma das propostas do projeto seria a construção de um  "estaleiro" de barcos de garrafas,  que  funcionaria  como  uma  grande  escola (educação  ambiental  e profissionalizante)  e,   também,  como  um centro de esportes náuticos. Em contrapartida,  este  projeto  agregaria valor econômico às garrafas descartadas, incentivando o processo de coleta seletiva com a geração de renda e movimentando  o mercado de materiais recicláveis. Em outubro próximo  serão apresentados, na “Feira do Empreendedor 2002” do  Sebrae,  os  protótipos de um barco e uma casa construídos  com  garrafas  pet  e  outros materiais descartados,  comprovando  a  viabilidade  econômica da reciclagem desses materiais.

Os principais projetos de reciclagem apoiados pela API são:

1) reciclagem de resíduos de cerâmica e gesso,  do  especialista  em cerâmica e artista plástico Val Bonfim;

2) reciclagem de papel, do especialista e instrutor Ted Henrique;

3) reciclagem de óleo vegetal, do técnico mecânico Luiz Cláudio;

4) Projeto Barco de Garrafas, do engenheiro Joel Girard.

Apoiando esses projetos a API está contribuindo  com  a  sociedade, cumprindo, assim, o seu importante  papel  de  agente  multiplicador da educação.


Renato Vellozo




Artigo de Renato Vellozo,  Presidente da API - Associação Pernambucana de Inventores, publicado no Jornal do Commércio (Recife), na coluna Ciências & Meio Ambiente.

Alma Poética - Contador